terça-feira, 11 de agosto de 2015

OS VALORES A ESCADA E A FÉ.

Você quer ser usado por Deus? 
ABRAÃO
A visão da escada de Jacó  

10 Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã;
11 e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir.
12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;
João 1, 51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.


Essa Escada da Fé sonhada por Jacó ilustra nossa escada de crescimento espiritual em Cristo e os anjos que existem para ministrar àqueles que hão de herdar a salvação.


HEBREUS 11

A natureza da fé, e exemplos de fé tirados do Velho Testamento  

1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.

3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.

8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

9 Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;

10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus.

11 Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia prometido.

12 Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,

18 e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,
19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.


Você quer ser usado por Deus?

Sim? Então Deus vai abalar seus valores. Muitos querem ser usados por Deus mas não querem deixar sua vida ser sacudida por Ele, para que seus valores sejam provados até que fiquem públicos e notórios.
Tudo que é importante para você sera passado por uma peneira´.
Pelo fato de que Deus vai te pegar pela mão e te fazer subir um ou vários degraus na Escada da Fé.

O Primeiro Degrau ou nível, é a fé para a Salvação, que é plantada no nosso coração por Deus, através do seu Espirito Santo, Ou seja, vem dEle e volta para Ele.

Ef 2. 8 Pela fé Sois salvos, isso não vem de vóz, é do de Deus.
Hb12. 2 Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 


Nessa Escada da Fé o primeiro degrau é a Fé para Salvação, à qual Vem de Deus em Cristo e pelo Espírito Santo "Ef 2.8 Pela fé Sois salvos, isso não vem de vóz, é do de Deus", e volta para Ele, Jesus, "Hb 12.2 autor e consumador da nossa fé", ou seja, o Homem não tem em si mesmo nem a fé para subir o primeiro degrau, da Salvação se o próprio Deus não plantar em nós pela sua palavra, para iniciar essa caminhada.

Hb 12.1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.


Deus faz questão de testar os valores de quem quer ter uma aliança com ele,  
Fez isso com Abraão, Jacó, Moisés, Josué, Gideão, Jó, Samuel, Davi, Salomão, Isaías, Daniel, Jonas, Neemias, Pedro, Paulo e tantos outros.
Porque Deus queria usa-los de uma forma ou de outra na escada da fé, onde todos nos estamos posicionados em algum degrau.
Da escada até o céu sonhada por Jacó ou citada em João, na qual os anjos sobem e descem éssa escada é o prório Filho de Deus.
Uma escada invisível, e infinita, onde cada um se encontra em um patamar diferente de fé, e alguns sem entender a fé dos outros se ocupam em criticar de forma cética algumas atitudes.


Não teve um homem na bíblia ou na historia que foi usado por Deus que o próprio Deus não o fez passar por uma peneira ou teste de seus valores ou passar por um deserto ou vale para ser avaliado e então  alcançar seus objetivos de ser usado por Deus e atingir sua geração.
por que se alguém faz tudo sempre exatamente igual, terá resultados sempre exatamente iguais, mas para sair da mesmice, quebrar a rotina e sair da zona de conforto, Deus nos coloca em um contexto diferente onde somos treinados e testados alem da nossa religiosidade tradicional.

17 Pela fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigênito aquele que recebera as promessas,
18 e a quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,
19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.

GÊNESIS 15

Deus anima Abrão e promete-lhe um filho  

1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.

3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.

6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.

8 Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la?

ABRAÃO
Abraão já idoso, Deus fez uma promessa não apenas um filho mas uma nação numerosa como as estrelas do céu, e depois pediu um sacrifício o seu único filho, ou seja, sacrificar a própria promessa Deus Proverá em um altar, para quê? Não para Deus conhecer o coração de Abraão, por que isso Deus conhecia, mas para testemunho no mundo espiritual "Hb 12.1 pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas", já que no seu coração Abraão já havia feito o sacrifício, mesmo não consumando fisicamente. Deus não lhe permitiu sacrificar seu filho. Isaque éra um garoto, Filho da promessa, e Abraão éra extremamante apegado à ele, a ponto de Abraão olhar mais para seu filho do que para Deus. "Abraão Não temas"! Abraão éra o pai da fé, pois ABraão "Creu e isso lhe foi imputado por justiça"  mas Deus teve que trabalhar muito na vida dele para lhe dar crescimento, Senhor Deus que me haverás de Dar se continuo sem filhos? Para Deus não há limites nem impossíveis. "A caso para Deus haverá coisas demasiadamente difíceis?". Mas por um momento Abraão viu o Senhor com a mente do homem natural. Deus queria se apresentar para Abraão de forma eterna e grandiosa, mas tinha que ter atitude de Abraão.
Deus tinha para ele Infinitamente mais, fez surgir a semente (sêmen) da sua promessa dentro de Abraão mesmo isodo, para gerar nele algo poderoso. A semente obra de Deus já está dentro de nós é a fé para gerar, produzir e realizar boas obras, a obra que Deus tem para nós, nosso chamado, nossos sonhos são plantados por Deus em nosso espírito.
Mas para isso Deus teve que abalar as estruturas de Abraão o chamando para "Andar na sua presença e ser perfeito" e  sacrificar sua própria promessa, seu sonho, seu filho que estava nos seus braços, seu Isaque em quem Abraão apostava todo o futuro, mesmo sendo Abraão um homem do altar,  esse pedido não seria fácil. No fundo Abraão creu que Deus havia de prover como disse: "Esperai aqui com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e havendo adorado, voltaremos a junto de voz"
, ou seja, suas palavras no plural indica que de alguma forma mesmo levando seu próprio filho, sua promessa para entrega-lo em sacrifício ao Senhor Deus, haveria de traze-lo dos mortos se fosse o caso. HB11.19 Julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou.
E estando tudo pronto para o sacrifício do seu próprio filho o próprio Isaque perguntou: "Eis o fogo a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?".
Quando nossas vidas estão prontas com o altar a o fogo e a lenha para o sacrifício, Deus entra com uma intervenção direta, um socorro, uma providencia para mostrar a sua gloria.
"Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, e seguiam juntos ambos juntos". Sem ter a dimensão exata do que estava dizendo, Abraão foi usado por Deus em profecia para declarar sobre o Cordeiro de Deus Jesus Cristo que veio para tirar o pecado do mundo.
Naquele momento Abraão declarou sua fé, não somente ao seu filho Isaque, mas declarou a Deus e à todo mundo espiritual não apenas que Deus haveria de prover um cordeiro para sacrificar no lugar do seu filho, mas seu próprio Filho Jesus Cristo para ser sacrificado pelo mundo inteiro.
Abraão teve seus valores provados de forma extremamente profunda, subiu vários degraus da escada da fé, sendo chamado de Pai da fé, crendo da promessa, servindo de testemunho para todo mundo, visível ou invisível, ou seja foi reconhecido como homem de fé e amigo de Deus no céu, no inferno e na terra por todas as gerações, e foi feito pai de muitas nações e pai de todos que creem no Deus Vivo em Cristo Jesus seu filho unigênito.
Os altares costumavam ser edificados em local alto e com uma estrutura mais alta do que o solo, precisando de uma escada para serem alcançados, quantos degraus Abraão teve que subir para esse sacrifício? Não se sabe, mas tendo seus valores testados de forma tão profunda, com certeza foi colocado por Deus vários degraus mais alto na Escada da Fé.

Jesus como o maior Mestre de todos
muitas vezes desceu vários degraus 
para pegar seus discípulos pela mão
e ajuda-los à subir na Escada da Fé.

Continua . . . .