domingo, 6 de setembro de 2015

OS VALORES A ESCADA E A FÉ. Parte II

Os Valores, a Escada e a Fé.


"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."
Albert Einstein


Você quer ser usado por Deus?


Sim? Então Deus vai abalar seus valores. Muitos querem ser usados por Deus mas não querem deixar sua vida ser sacudida por Ele, para que seus valores sejam provados até que fiquem públicos e notórios.
Tudo que é importante para você sera passado por uma peneira´.
Pelo fato de que Deus vai te pegar pela mão e te fazer subir um ou vários degraus na Escada da Fé.

O Primeiro Degrau ou nível, é a fé para a Salvação, que é plantada no nosso coração por Deus, através do seu Espirito Santo, Ou seja, vem dEle e volta para Ele.

Ef 2. 8 Pela fé Sois salvos, isso não vem de vóz, é do de Deus.
Hb12. 2 Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 

Nessa Escada da Fé o primeiro degrau é a Fé para Salvação, à qual Vem de Deus em Cristo e pelo Espírito Santo "Ef 2.8 Pela fé Sois salvos, isso não vem de vóz, é do de Deus", e volta para Ele, Jesus, "Hb 12.2 autor e consumador da nossa fé", ou seja, o Homem não tem em si mesmo nem a fé para subir o primeiro degrau, da Salvação se o próprio Deus não plantar em nós pela sua palavra, para iniciar essa caminhada.

Jacó.
A visão da escada de Jacó  

10 Partiu, pois, Jacó de Beer-Seba e se foi em direção a Harã;
11 e chegou a um lugar onde passou a noite, porque o sol já se havia posto; e, tomando uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali para dormir.
12 Então sonhou: estava posta sobre a terra uma escada, cujo topo chegava ao céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;
João 1, 51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.


Jacó


Logrou o irmão. Se mostrou negociador astuto, pois se aproveitou da fome do seu irmão para toma-lo a herança (primogenitura), por um prato de lentilhas com guisado, a fome de Jacó não éra material e sim de aproveitar as oportunidades, pois sabeia que élas não se   se repetem.  

 "Sou Deus de Abraão e de Isaque", Deus que tomou a iniciativa ir até Jacó por meio desse sonho da escada e falou com ele, Deus buscou a Jacó e ele o reconheceu como Deus de seus pais e por isso ergueu altar e ofertou ali aquele azeite.
Deus ainda não éra Deus de Jacó, mas Deus o levou a tomar uma atitude para mudar sua realidade, Jacó não possuía nada, e não tinha como passar o frio extremo da noite no deserto, tinha apenas o azeite, Jacó abraçou a pedra quente pelo calor do dia para poder dormir e ao amanhecer reconheceu ser aquele local A porta do céu, (Jesus disse "Eu sou a porta").
 Ergueu um altar com aquela pedra, derramou ali seu precioso azeite que éra tudo que possuía, como uma oferta. 
Os Judeus acreditam que aquela escada tinha 4 degraus, que significam as quatro Níveis da vida humana: 
Vida Física, primeiro casou-se com Lia para lhe dar filhos herdeiros, 
Vida Emocional, Depois caso-se com Raquel a sua amada para suprir sua vida afetiva, 
Intelectual, Jacó teve sabedoria e estrategia para reproduzir seu rebanho de forma a ficar mais rico do que seu sogro, e depois lutou por uma benção e recebeu uma informação que mudou seu nome e sua vida, sendo ao mesmo tempo informação para sua mente e palavra profética para seu espirito.
Vida Espiritual, Jacó sendo chamado de Israel deu inicio à uma nação que haveria de ser muito numerosa, receber o Messias e mudar o mundo.


Atravessou o Rio sozinho. Fez passar toda sua família pelo rio, Mulheres filhos, Rebanhos e ficou só, por que Deus queria tratar com Jacó sozinho.
Há coisas que precisamos passar sozinhos independente de família, rebanhos, bens, conhecimento, experiencia, diplomas, títulos, para ser tratado a sós por Deus face a face e Ele nos fazer crescer.


O Anjo poderia facilmente prevalecer sobre Jacó na luta física ali travada, Transparece o fato de que Jacó se lhe rendesse de modo voluntario, corporal e espiritualmente, assim como se demostrava predisposto a oferecer a Esaú suas riquezas. Mediante a um golpe instantâneo o Senhor o privara de qualquer capacidade de resistir, assim Deus procede para conosco, Ele há de elevar-nos à sua pessoa: isso porem Ele efetua tão somente depois de elevar-nos aos extremos de nossas necessidades. Por causa da persistente resistência que lhe oferecemos bem como a incapacidade de que revelamos de sentir a sua mão paternal através da disciplina que nos é imposta, Ele tem que "tocar-nos" para reduzir à impotência total e, fortalecer-nos na sua graça .
 " A minha graça te basta o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". (2 Co 12: 9,10).
 Bíblia Vida Nova, nota de roda pé pg 41

Jacó brigou com Deus, teve o nome mudado e foi marcado: numa noite longa, uma vigília, uma atitude, intercessão por si mesmo, persistência,  ele ouviu a voz de Deus vinda do alto da escada e agora estava travando uma luta com o próprio Deus corpo a corpo, quando se quer ser abençoado não tem distancia, nem hora, nem frio e nem quente. (noite naquele deserto era extremamente fria) mas para Jacó isso não lhe parava na sua busca, cara a cara com Deus, até ser tocado com poder no seu corpo, Deus tocou na estrutura de Jacó que teve seu nome, sua identidade e sua historia mudados, assim terra como no céu, pois um nome na Bíblia significa de forma profética a forma como é reconhecido no mundo espiritual.
Teve seu nome mudado de Jacó (aquele que agarra) aquele que fica de olho em qualquer oportunidade, custe o que custar, para Israel por que lutou com Deus e com os homens e prevaleceu.

Jacó (Israel) ainda jovem deu valor às coisas que não tem preço: a primogenitura e a benção do seu Pai Isaque e mesmo como "espertalhão", ele tratou de conquistar, Por isso Deus tratou com ele e seus valores e abençoou  infinitamente mais do que ele podia sonhar, com aquilo que não se compra com dinheiro, por que não é da terra e o que ninguém pode tirar dele. Foi perdoado e se reconciliou com seu irmão Esaú repartindo com ele suas riquezas, mesmo assim foi cada vez mais rico de filhos e toda sorte de bens.


Hb 11.21 Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão. 

Jacó foi Chamado Israel, nasceu na terra prometida e morreu no Egito, mas teve fé para abençoar seus netos, filhos de José de forma que nasceram no Egito e herdariam a Terra Prometida, e eles também morreram no Egito mas formaram duas tribos que foram incluídas na herança da Terra.
Israel creu que da mesma forma que Deus de seus pais Abraão e Isaque o sustentou (pastoreou, na escrita original) por toda a sua jornada os sustentaria pelo deserto e o Anjo (com letra maiúscula significa o próprio Jesus) que o tinha livrado (redimir ou libertar) de todo mal e livraria seus netos pela caminhada deles, também de forma profética falou da libertação do próprio cativeiro do Egito. Gn.48: 15. 16
Jacó Israel abençoou seus netos por amor ao passo que muitos pais só abrem a boca para maldiçoar "menino burro, nunca vai dar certo na vida" sem pensar no poder e nas consequências  das suas palavras.
"O amor sempre acredita no melhor" Joyce Meyer


Jacó nunca mais foi o mesmo por que naquela escada Deus o fez subir até o céu ou e o próprio Deus de forma figurada desceu à terra para abençoar a Jacó e sua posteridade para sempre. Deus havia feito Jacó subir vários degraus na escada da fé testando seus valores e acrescentando os valores do Céu de forma sobrenatural para que da sua posteridade fosse alcançada toda a Terra com  sua salvação, a escada para o céu o Filho do Homem.

Jesus, como o maior Mestre de todos
muitas vezes desceu vários degraus 
para pegar seus discípulos pela mão
e ajuda-los à subir na Escada da Fé.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

ler e pensar